domingo, 2 de outubro de 2011

História do tricô

O tricô é uma técnica para entrelaçar o fio ( de ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um pano que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô.
Pode ser feito manualmente, com duas agulhas, ou só com uma que, além de propiciar o entrelaçamento do fio (criando cada ponto), abrigam a malha de tricô já tecida. A técnica nasceu provalvelmente no Egito onde o entrelaçamento era feito com a ajuda de ossos ou madeira. Os belgas levaram a técnica aos ingleses onde as mulheres a desenvolveram para produzir meias e cachecóis que protegessem seus maridos e filhos no inverno. Usavam fios de lã pura que elas mesmas produziam. Por isso até hoje o tricô está relacionado ao inverno, o que a tecnologia reinventou, levando-a também para as malhas de verão através de fios leves e apropriados. A mortalha tecida por Penélope para poder ser desfeita só poderia ser feita de tricô, visto que ela a desfazia a noite para ganhar mais prazo para espera do seu amado Odisseu ( A malha permitia o descampionamento que é jeito ligeiro de desfazer um tecido de malha os outros processos de tecimento não possuem nada semelhante).
O tricô pode também ser feito através de máquinas próprias camadas de máquinas de tricô, o que também resulta num pano muti semelhante tecida.
No Brasil, as principais cidades no desenvolvimento de tricô são: Socorro (SP), Monte Sião (MG) e Jacutinga (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário